domingo, julho 30, 2006


Terezinha Tortoro, Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Itapevi e membro do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Estado de São Paulo, durante palestra "Eleições e Cidadania".

Terezinha Jardim, Presidente da Associação dos Idosos de Itapevi durante palestra "Eleições e Cidadania" realizada em 20-07-2006.

Aparecido Donizetti Hernandez, em intervenção durante a palestra "Eleições e Cidadania", relizada em 20 de Julho de 2006, proferida pelo Prof.Cláudio Fonseca-Presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de São Paulo (SINPEEM).

Aparecido Donizetti Hernandez; Prof.Cláudio Fonseca e Terezinha Tortoro-Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Itapevi e Conselheira Estadual do Idoso.
20 de Julho de 2006, na palestra "Eleição e Cidadania"

Aparecido Donizetti Hernandez, Conselheiro do CMII e o Presidente da Câmara Municipal de Itapevi-Vereador Ségio Montanheiro (PSB), durante palestra em 20 de Julho de 2006.

Teatro Municipal de Itapevi durante palestra da Associação dos Idosos em 20 de Julho de 2006. Atentamente ouvindo o Prof.Cláudio Fonseca.

sábado, julho 29, 2006




PALESTRA ELEIÇÕES E CIDADANIA LOTA TEATRO MUNICIPAL DE ITAPEVI.

O Professor Cláudio Fonseca, Presidente licenciado do SINPEEM - Sindicato dos Profissionais da Educação de São Paulo e candidato a Deputado Estadual por São Paulo, PSB, proferiu palestra com o tema "Eleições e Cidadania", participando do "Projeto Oficinas da Cidadania", idealizado pela Associação dos idosos de Itapevi, presidida por Dona Terezinha Jardim.
O Projeto Oficinas da Cidadania, consiste em preparar o idoso para exercer plenamente seus direitos de cidadão, preparar os idosos para um envelhecimento consciente de seus atuais direitos, forjar a conciência da necessidade das relações intergeracionais,preservando o conhecimento acumulado por gerações.
As palestras são abertas a toda a população e é realizada quinzenalmente. Os temas são determinados pelos próprios idosos em oficias realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano em trabalho participativo conduzido pelo Assitênte Social Vilobaldo, técnico da Associação.
A palestra proferida pelo Prof. Cláudio Fonseca, foi a mais concorrida e mais prestigiada das realizadas, no plenário haviam mais de 300 pessoas, que atentamente ouviram sua exposição e participaram ativamente da interação com perguntas, sobre o tema.
A palestra foi prestigiada com a presença do Presidente da Câmara Municipal-Vereador Ségio Montanheiro; Terezinha Jardim - Presidente da Associação dos Idosos; por representante do Comandante Maruxo da Guarda Municipal; pela Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Itapevi- Dona Terezinha Tortoro; pelo Conselheiro do CMII Aparecido Donizetti Hernandez e pelos idosos e lideranças da sociedade civil organizada do município.
A participação e a interação demonstrou o prestígio das oficinas e a ância da população por participar diretamente na definição e fiscalização de politícas públicas, e a garantir os direitos civis e de opinião.
É a população forçando o poder público representativo por uma politíca participativa que não é excludente, mas sim complementares e necessárias para impedirmos a volta ao passado autoritário que envergonha nossa história.

terça-feira, julho 11, 2006




RUTH GIANEZZI RECEBE EM AUDIÊNCIA CONSELHEIROS DO CMII.



A Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Itapevi Terezinha Tortoro e o Conselheiro Aparecido Donizetti Hernandez, ambos Delegados participantes da Bancada Paulista presentes na I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada em Brasília no mês de Maio, foram recebidos pela Secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi, em 10 de Julho.
Na oportunidade foi entregue oficialmente à Secretária as Resoluções finais da Conferência, foi discutido de forma suscinta as proposta aprovadas.
A Secretária garantiu e afirmou que o Conselho do Idoso deverá participar do planejamento da Secretaria reforçando o papel do CRAS(Centro de Referência da Assitência Social),uma das propostas aprovadas na Conferênica Nacional.
Foi discutido proposta aprovada pelo Conselho do Idoso na sua última reunião da realização no mês de Agosto da I Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, que terá como tema: "Construindo a Política Pública Municipal do Idoso".
A Secretária Ruth Gianezzi, garantiu e afirmou que sua Secretaria dará todo o suporte para a realização da Conferência e juntos vamos construir e implementar as políticas públicas dos direitos da pessoa idosa em nossa cidade.

segunda-feira, julho 10, 2006





IV SEMANA HIP HOP DE ITAPEVI - SP

O movimento hip hop de Itapevi, irá promover no mês de Agosto, a qurta semana do movimento.
Nos anos anteriores, após a promulgação que transformou em LEI a semana HIP HOP, com dificuldades, sem recursos e praticamente sem apoio, apesar de ser LEI municipal, as lideranças do movimento realizaram palestras com personalidades e lideranças nacionais do Hip hop.
Este ano as lideranças do movimento, em reunião com o Secretário da Educação e Cultura de Itapevi, realizada em 07 de Julho, que contou com a presença do Marção ADF; Geraldo; Foqueto(Direção de rua); Polêmicos MCs e apoio da Direção da UEI( União dos Estudantes de Itapevi) e Aparecido Donizetti Hernandez ( Conselho do Idoso de Itapevi), obtiveram o compromisso e a garantia que a semana será realizada pelas lideranças do movimento em nossa cidade e com o apoio da secretaria.
Na reunião as liderças do movimento entregaram ao Senhor Secretário documento afirmando que a semana Hip Hop, deverá ser realizada pelo movimento organizado em conjunto com O Departamento de Cultura e não por pessoas alheias a cultura Hip Hop. O Secretário afirmou que esta será a postura de sua Secretaria.

LEIA TRECHO DE MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O GLOBO, escrita por Maria Cláudia Oliveira.

" Apesar de ser originário dos Estados Unidos, o hip hop no Brasil é extremamente forte e reflete o que pensa e o que sente uma parte significativa da junventude brasileira. Portanto, é necessário deixar o desconhecimento e o preconceito de lado e enxergar o hip hop como uma cultura que já se tornou o maior movimento musical desde o surgimento do rock nos anos 50, saindo da periferia para ganhar adeptos em todas as classes sociais.
Os hip hoppers orgulham-se de trabalhar a auto-estima dos excluídos, recusar os esteriótipos que associam periferia e criminalidade, desconstruir preconceitos e afirmar a negritude, numa verdadeira constituição da identidade negra por meio da música............"
O fato é que foi graças ao hip hop que jovens da periferia deixaram de ser apenas uma estatística para ganhar voz. Há quem veja os hip hoppers como uma espécie de documentaristas dos ecluídos, cronistas do subúrbio, porta-vozes da periferia, mas o movimento não se resume a isso. " O hip hop é um grito inteligente de resistência à opressão e à marginalidade", ensinam as autoras do livros " Hip hop - a periferia grita" ( Editora Fundação Perseu Abramo), Janaína Rocha, Mirella Domenech e Patrícia Casseano. "È a resposta política e cultural da juventude excluída", escreve a jornalista Bia Abramo na orelha do livro.

segunda-feira, julho 03, 2006

O IDOSO E O TRANSPORTE

O Estatuto do Idoso em seu capítulo 10, garante o direito à gratuidade de transporte público ao idoso, "Aos maiores de 65 anos de idade, fica assegurada a gratuidade de transporte coletivo urbano...".
"Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento de identidade...."
Garante também O Estatuto do Idoso, que entre a faixa etária de 60 a 65 anos, ficará a critério de legislação local dispor sobre o exercício da gratuidade. Em nossa cidade (Itapevi), há Lei que garante a gratuidade de transporte público aos com idade igual ou superior a 60 anos, regulamentada pelo Decreto 2.937/96, que a concessionária de transporte, a "Benfica", não vem respeitando, causando dissabores e constragimento aos nossos idosos.
O Conselho Municipal do Idoso, enviou correspondência, ao DEMUTRAN, órgão responsável pela fiscalização do transporte público municipal, para a CÂMARA DE VEREADORES,´e para a própria BENFICA, mas até hoje ninguém respondeu aos ofícios.
Por esse motivo na última reunião o CMII, realizada em 28/06/2006, deliberou por unanimidade que o Conselho fará representação ao Ministério Público a fim de garatir o cumprimento da Lei.
No sistema de transporte intermunicipal, apesar de garantida a gratuidadde de duas vagas para idosos, que se enquadrem nos pré-requisitos, as concessionárias vem impedindo a sua aplicação através de liminar na Justiça.
As entidades de defesa dos direitos do idoso, vêm pressionando os órgãos públicos para que resolvam a questão do transporte, enquanto isso "pena" os que contribuíram e contribuem para o país, e merecem mais respeito dos órgão públicos e da sociedade.