Mostrando postagens com marcador poemas e poesias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador poemas e poesias. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, abril 09, 2007

Homem de cor




Homem de cor




















Era a multidão

Uma passarela...

Teu vulto

Oculto entre milhões

Eram os centuriões

O teu cárcere.


Nas cores que pintaram tua aquarela

Não fora o matiz da tua infância

Mas o negro da tua criança

Que o mundo escravizou.


Tornou-te escárnio de uma raça

Que em praça

Tantas vezes

acorrentou...Chicoteou...

E a tua inocência nada mais encontrou

Do que as lágrimas da tua ignorância!


Aquela euforia por tua presença

Tema da tua figura abandonada

Na calada da tua dor!


Tantas vezes

A fome roubava-te a lucidez

E no definhar da tua sensatez

Jogavas teu corpo pelas calçadas

Na tormenta da carência

E do desamor


Rastejava pelo passado

Em busca de um princípio

E no teu início

Nada mais que um homem de cor

Que a humanidade escravizou!


Marcou

Fez-te piadas

Motivo de risadas

Por quê?

Porque era negra tua cor!


Regilene Rodrigues Neves

Fámilia Hernandez, deseja uma feliz páscoa!


Páscoa, momento de renovar a vida, repactuar os compromissos com Deus.

Celebrado desde antes de Cristo e celebrada pelo próprio Cristo, quando esteve entre nós para nos salvar e nos ensinar a sermos solidários e tolerantes.

Pratiquemos o exemplo de Cristo.

Feliz Páscoa!


Aparecido Donizetti Hernandez

segunda-feira, abril 02, 2007

Nascia Agora

Nascia agora a Vestal
Virgem de rara beleza
Etereamente inefável
Em sua veste contida

Vivia assim a Vestal
Escrava de sua pureza
Diafanamente intocável
Em sua veste contida

Agia assim a Vestal
Sacerdotisa e princesa
De fala mansa e afável
Em sua veste contida

Mas tanto calou-se a Vestal
Q'um dia cansou de ser presa
Fartou-se de ser adorável
Em sua veste contida

Morria assim a Vestal
De sua veste despidaDescida de seu pedestal
Nascia a mulher para a Vida

(Tatiana Alves Soares)
Postado por Alma Guerreira

sexta-feira, março 30, 2007

Vela Aberta



Vela Aberta
Música: Walter Franco
Letra: Cid Franco (Psicografada por Chico Cândido Xavier)

Lá vai uma vela aberta
Se afastando pelo mar
Branca visão que desperta
Anseios de navegar

Meus olhos seguem a vela
Vela vastidão do mar
Ainda se torna mais bela
Na expressão de teu olhar

Expressão vaga e perdida
Que eu nem sei explicar

Nela vejo refletida
Toda beleza do mar
Quero os horizontes novos
Que ele vai me ofertar

Minha homenagem ao grande amigo Walter Franco; inteligente meigo e gentil!

quinta-feira, março 29, 2007

Delícias ao Amanhecer

Delícias ao Amanhecer
· Sônia Santos

Em meu corpo ainda adormecido
Suas mãos deslizam na busca completa
Os desejos repousam em minha luxúria
O anoitecer sonolento é nossa sentinela
A madrugada espalha seu aroma de flores

Meu corpo desperta preguiçosamente
Começo a sentir frenéticos sobre minha pele
Sua boca absorve o néctar de meus seios
Começo a me envolver em suas caricias

Seu corpo desnudo dentre minhas pernas
Envolvem-me num acordar de deleites
Deslizas a boca por meus caminhos ocultos
Embriaga-se no cheiro de meu ventre adormecido
Toma em tua boca o mel que flui de meu corpo

Agora desperta sinto seu corpo arfando sobre o meu
Um frescor de noite insaciado percorre meus contornos
Nos deleitamos em meio a lençóis e cheiros da noite

O anoitecer que agora desperta
Compartilha de nossos prazeres
Induzimos ao êxtase nossos corpos sedentos
A madrugada abandona em nós lembranças de ontem
Recebido de meu amigo Lobo da Lua.

Lya Luft




Lya Luft

"A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranqüilidade, querer com mais doçura".
Lya Luft

Convite

Não sou a areia
onde se desenha um par de asas
ou grades diante de uma janela.
Não sou apenas a pedra que rola
nas marés do mundo,
em cada praia renascendo outra.
Sou a orelha encostada na concha
da vida, sou construção e desmoronamento,
servo e senhor, e sou mistério
A quatro mãos escrevemos este roteiro
para o palco de meu tempo:o meu destino e eu.
Nem sempre estamos afinados,nem sempre nos levamos a sério.
Canção na plenitude
Lya Luft

Não tenho mais os olhos de menina
nem corpo adolescente, e a pele
translúcida há muito se manchou.
Há rugas onde havia sedas, sou uma estrutura
agrandada pelos anos e o peso dos fardos
bons ou ruins.(Carreguei muitos com gosto e alguns com rebeldia.)
O que te posso dar é mais que tudo
o que perdi: dou-te os meus ganhos.
A maturidade que consegue rir
quando em outros tempos choraria,
busca te agradar
quando antigamente quereria
apenas ser amada.
Posso dar-te muito mais do que beleza
e juventude agora: esses dourados anos
me ensinaram a amar melhor, com mais paciência
e não menos ardor, a entender-te
se precisas, a aguardar-te quando vais,
a dar-te regaço de amante e colo de amiga,
e sobretudo força — que vem do aprendizado.
Isso posso te dar: um mar antigo e confiável
cujas marés — mesmo se fogem — retornam,
cujas correntes ocultas não levam destroços
mas o sonho interminável das sereias.

"Não existe isso de homem escrever com vigor e mulher escrever com fragilidade. Puta que pariu, não é assim. Isso não existe. É um erro pensar assim. Eu sou uma mulher. Faço tudo de mulher, como mulher. Mas não sou uma mulher que necessita de ajuda de um homem. Não necessito de proteção de homem nenhum. Essas mulheres frageizinhas, que fazem esse gênero, querem mesmo é explorar seus maridos. Isso entra também na questão literária. Não existe isso de homens com escrita vigorosa, enquanto as mulheres se perdem na doçura. Eu fico puta da vida com isso. Eu quero escrever com o vigor de uma mulher. Não me interessa escrever como homem."

Lya Luft

Lya Luft nasceu no dia 15 de setembro de 1938, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul.

quarta-feira, março 28, 2007

Visitinha de beija-flor



Zé Geraldo
Visitinha de beija-flor

Depois que passar a semana das dores
Noite de lua cheia vou descer a rua
Até embaixo de sua janela
Vou cantar com sentimento seresteiro
E invadir o quarto da donzela [bis]

Se puder ficar eu fico
Dividir a cama e pão


Na hora de partir eu saio
Um raio corta, corta o chão

Como sempre eu sempre volto
Arrastado pelo imã de suas mãos
Volto para ficar contigo pela eternidade
De piscar de olho
Ou pelo tempo que for

Nem que for ligeiro
Visitinha de beija-florVisitinha

terça-feira, março 27, 2007

O Andar de Um Anjo


O ANDAR DE UM ANJO

Se eu fosse o tempo !
Eu pararia só para te ver passar !
Ver passar toda a beleza existente neste mundo.
Eu paro... o tempo para ao teu redor deslumbrado-se com tanto charme e graciosidade... leveza e suavidade florando a cada passo teu.
O chão parece não ter resistência ao toque dos teus pés... passo a passo deliro em ver como é lindo teu andar.
Andar ? ou seria melhor dizer ( flutuar ).
Sim flutuar ! porque anjos não andam! flutuam !
Anjo de bela visão que me atrai com lindas silhuetas... anjo com rosto de deusa... deusa com um toque de menina ... menina mulher dos meus eternos sonhos de felicidade.
Deusa, por que és linda... menina, porque és feliz... e mulher, por que me faz homem em todos os momentos da minha vida.

Marco Moraes

sábado, março 24, 2007

A Idéia


A Idéia


Augusto dos Anjos


De onde ela vem?! De que matéria bruta

Vem essa luz que sobre as nebulosas

Cai de incógnitas criptas misteriosas

Como as estalactites duma gruta?!

Vem da psicogenética e alta luta

Do feixe de moléculas nervosas,

Que, em desintegrações maravilhosas,

Delibera, e depois, quer e executa!


Vem do encéfalo absconso que a constringe,

Chega em seguida às cordas do laringe,

Tísica, tênue, mínima, raquítica ...


Quebra a força centrípeta que a amarra,

Mas, de repente, e quase morta, esbarra

No mulambo da língua paralítica.


Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no Engenho Pau d'Arco, Paraíba, no dia 20 de abril de 1884.

sexta-feira, março 23, 2007

O mundo jáz no maligno

O mundo é brasa irritante
em meio a poluição:

-Alguém salve nossas almas
do fedô de quem as suja!

Coração... uma pomba sorridente

mascarada em nossa mente,
com o cimento quente,
disfarçado de jasmim

Engolimos tudo isso:

-Calma e trabalho, isso é o suficiente.

Uma gravata persuasiva
reune vários acessórios,aglomerando inocentes.

O que você fará?

Por mais que a árvore seja verde...

lá vem...
o círculo preto e branco engravatado
dos hipócritas

Aquietem-se crianças saborosas

porque os urubus de gravata,
com sorrisos e lorotas
os conforta


Autora: Daniele Maciel da Silva

quarta-feira, março 21, 2007

O SOM MUDO

O SOM MUDO

Sem você...
o dia ainda seria dia.
Mas as horas seriam tristes vazias,
Esperando a noite chegar.

Sem você...
as estrelas ainda brilhariam.
Mas não teriam intensidade para a escuridão iluminar.

Sem você...
enfadonha seria a lua cheia.
Perderia a forma e beleza, não faria mais apaixonar.

Ah, sem você...
o que seria da poesia?
Rabiscos de uma criança aprendendo o b-a-bá.
Escombros do que emocionou...
Caráter de pouca extensão...
Não teria ritmo, significado...
Mudo...
seria seu som.

Kátia Cilene Lascowski

Tu és a claridade

Tu és a claridade ,
   Que ilumina o infinito .
  Tu és como o começo ,
 Deste meu mundo esquisito .
 Tu és como o amor ,
  Que surge a qualquer momento .
   Tu és como uma flor ,
    Que espanta meu sofrimento .
    Tu és como a chama ,
   Que brota dentro do meu peito .
  Tu és como a liberdade ,
 Sem se importar de que jeito .
  Tu és como a luz ,
    Que ilumina o meu caminho

Ame com amor.

Ame com amor.


Encontre nos seus sentimentos a sua alegria.
Não procure nos valores materiais a sua tristeza.

Ame...

Ame com amor.
e jamais com interesse.
O carro é frio e insensível;
As roupas bonitas e coloridas não representam nenhuma emoção;
O físico forte é atraente mas decepcionante.
Sim, tudo é belo, mas nada é real...
a não ser que você Ame...

Ame com amor.
Pois vivemos em função desse sentimento tão nobre.
Aquilo que é material degenera e enferruja.
O dinheiro maltrata e mata.
As casas e prédios o tempo consome.
As roupas saem da moda.
O corpo apodrece.
O mundo acaba.
O amor fica!

Ame...

Ame com Amor.
Não pense naquilo que você pode ganhar mas no amor que você vai sentir.

Ame...

Ame com amor, e jamais finja que o sente sem realmente senti-lo.
Ame...
Sem carro, sem moto, pois o que vale é o coração.

Ame...

Mas ame com amor!!!

Ąi qμεм мε đεrα

Ąi qμεм мε đεrα

Ąi qμεм мε đεrα, τεrмiηαssε α εsþεrα
Є rετσrηαssε σ ¢αητσ siмþlεs ε sεм fiм..
Є σμ૪iηđσ σ ¢αητσ sε ¢ħσrαssε ταητσ
Qμε đσ мμηđσ σ þrαητσ sε εsταη¢αssε εηfiм.
५ह५ჱ५५ह
Ąi qμεм мε đεrα þεr¢σrrεr εsτrεlαs
Тεr ηαs¢iđσ αηjσ ε ૪εr ьrσταr α flσr..
Ąi qμεм мε đεrα μмα мαηħã fεliz,Ąi qμεм мε đεrα μмα εsταçãσ đε αмσr.
५ह५ჱ५५ह
Ąħ! Şε αs þεssσαs sε τσrηαssεм ьσαs
Є ¢αηταssεм lσαs ε τi૪εssεм þαz..
Є þεlαs rμαs sε αьrαçαssεм ημαs
Є đμαs α đμαs fσssεм sεr ¢αsαis.
५ह५ჱ५५ह
Ąi qμεм мε đεrα ασ sσм đε мαđrigαis
Vεr τσđσ мμηđσ þαrα sεмþrε αfiηs..
Є α liьεrđαđε ημη¢α sεr đεмαis
Є ηãσ ħα૪εr мαis sσliđãσ rμiм.
५ह५ჱ५५ह
Ąi qμεм мε đεrα σμ૪ir σ ημη¢α мαis
Đizεr qμε α ૪iđα ૪αi sεr sεмþrε αssiм..
Є fiηđα α εsþεrα σμ૪ir ηα þriмα૪εrα
Ąlgμεм ¢ħαмαr þσr мiм..

AH! O POETA

AH! O POETAAh!

O poetaUma alma apaixonada
Que busca encontrar a mulher amadaPor ele tão declamada
Ah! O poetaNeste mundo de tanta dor
Sempre canta a beleza do amor
Sem preconceito ou pudor
Ah! O poetaSeus versos trazem-nos grandes emoções
Desperta-nos grandes paixõesFazendo pulsar os corações
Ah! O poetaEm uma folha de papel
Derrama suas palavras de melLevando-nos até o céuAh! O poetaDono de grande sensibilidade
Do coração canta as verdadesTransmite-nos a felicidade

AUTOR: JORGE SANTIAGO O LEÃO DE DEUS

Eles trazem as peças

“...meu presente mais espetacular foi aprender que dentro de todo ser humano existe um diferente e exclusivo recado do criador dirigido a toda humanidade. É nestes recados que devemos ficar atentos. Eles trazem as peças do quebra cabeça que precisamos montar para merecer o grande premio - que é a paz de espírito e a felicidade.”

ESCRITOR J. RUY

Agora, Se Me Ama de Verdade

Agora, Se Me Ama de Verdade
Não me digas simplesmente Eu Te Amo ...
Jamais me mostre este amor apenas com palavras.
Pois as palavras, o vento as levam.
Mostre-me este amor
Com toda a sua capacidade de amar,Com seus gestos, seus carinhos, e principalmente
Com as suas atitudes mais inesperadas
Que me surpreendem e até roubam-me algumas lágrimasLágrimas estas de felicidade, pois sentirei sempre em Você
Que Você Me Ama De VerdadeQuanto a Mim, me dê a chance de lhe mostrar
O tamanho do Meu Amor por Você,Mas não lhe mostrarei por Simples Palavras
Me entregarei a você de Corpo e AlmaPorque Eu, Te Amo de Verdade.

Em vão

Em vão Busquei
Seu beijo em outro beijo
Seu carinho em outras mãos
Foi uma busca em vãoSó encontrei você!TenteiSonhar outro amor
Amar outro alguémSeguir outro horizonte
Nele não vi ninguém
Só encontrei o meu ontem
Mais uma vez, foi em vãoSó encontrei você.
TenteiEsquecer você
Em vão...Esqueci de mim
Esqueci de viverEsqueci de te esquecer
Só não esqueço
Que amo você!

(Sirlei L. Passolongo)