terça-feira, agosto 21, 2007

Poder Executivo prefere "BBB" ?


PODER EXECUTIVO PREFERE “BBB” ?


No dia 20 de agosto as 14:00 hs, na sede da Secretaria de Promoção Social e Cidadania em Itapevi, com a participação de 14 Organizações não governamentais foi realizada eleições para a composição do Conselho Municipal do Idoso, onde a sociedade civil elegeu 4 membros titulares e 4 suplentes e o Poder Executivo indicou o mesmo numero de componentes.
O Conselho do Idoso, anterior ao mandato findante ficou anos servindo apenas para promover Bingo, Baile e Balneário, esquecendo-se dos idosos em situação de abandono e violência sofrida de várias formas; em especial no seio familiar.
A última gestão do Conselho parece não ter agradado ao Poder Executivo, quando iniciou um trabalho de esclarecimento e encaminhamento de denuncias as autoridades de defesa da pessoa idosa, em especial mantendo informado a Promotoria de Justiça, sobre as violências e abandono dos idosos no município.
Foram varias ações encaminhadas pelo Conselho, fechamento de “asilos” clandestinos e indiciamento dos responsáveis; denuncia de falta de amparo a idosos abandonados à própria sorte pelos órgãos governamentais, alguns desde 2002, com procedimentos encaminhados, mas engavetados em repartições públicas que tem a obrigação de cuidar do idoso.
Nosso município ainda exporta nossos idosos; mandando-os para abrigos fora de nossa cidade, já que não possui Casa para Idosos pública e nem mesmo ONG instalada no município que cuide desses idosos sem lar ou vitimas de violência. Com isso dificulta o acompanhamento pelo Conselho do Idoso e pelo próprio Ministério Público instalado em Itapevi, pois muda a circunscrição, passado a ser de responsabilidade de outra comarca.
Mas devemos voltar ao BBB, já que o Executivo em peso por seus representantes indicados descarregaram voto em um Presidente “confiável”. Mas o tempo é senhor da Historia, viveremos para tentar impedir que nossos idosos continuem abandonados a apropria sorte.

Nenhum comentário: