quinta-feira, junho 11, 2009

Salvando o Planeta!

SALVANDO O PLANETA!

A questão da autosustentabilidade do planeta começa em nossa cidade, com esse compromisso a recem criada Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi, iniciou um projeto piloto nos Centros Municipais de Educação Básica na região de Engenheiro Cardoso e Vitápolis, o reaproveitamento do óleo de cozinha (óleo vegetal usado).

O Programa consiste em uma conscientização a partir das crianças matriculadas na rede municipal de ensino nessa região bem com seus pais e a comunidade, foi realizada parceira com a Empresa Bioauto criada ha 2 anos na Cidade de Diadema, para o reaproveitamento do óleo vegetal usado para a geração de Biocombustivel, programa do Governo Federal para o desenvolvimento de combustivel renovável e menos poluente.

O óleo vegetal usado será recolhido em garrafas PET e depositado nas escolas municipais de Engenheiro Cardoso e Vitápolis, que serão recolhidas e enviadas para a Cooperativa de Reciclagem de Itapevi, cooperativa que agrega vinte familias, que antes viviam da cata de lixo reciclável no antigo lixão de Itapevi, que com a instalação anos atrás do aterro sanitário foram incentivados a criarem a cooperativa.

O Projeto acabará atendendendo mais de um objetivo, terá um caráter educacional e de cidadania, com a conscientização das crianças e comunidade para a preservação ambiental e também para a geração de renda das familias que são beneficiadas pela cooperativa.

O CEMEB – Profa. Dona Maria Roncagli Michelotti, localizado no Vitápolis já iniciou a coleta após realizar palestra para os pais e alunos da escola, tanto as crianças como os adultos que estudam na EJA (Educação de Joverns e Adultos), tiveram a oportunidade de verem os estragos que o óleo de cozinha faz nos esgostos, encanamentos de pias, a poluição que causam nos rios e lagos, bem como foram informados que apenas um litro de óleo despejado, tem a capacidade de poluir 23 mil litros de água.

A Comunidade escolar e o cidadão que moram nessa região poderão ajudar a natureza e as familias da Cooperativa levando seu óleo usado em garrafas PET para as ecolas municipais dessa região.

Aparecido Donizetti Hernandez

Nenhum comentário: