sexta-feira, setembro 04, 2009

1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher (Itapevi-SP)

1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER


A Secretaria de Assistência Social e Cidadania da cidade de Itapevi organizou a Primeira Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, onde foram eleitos os represntantes da sociedade civil organizada para compor o Conselho.
O evento ocorreu na parte da manhã do dia 03 de Setembro do corrente na sede da Casa Kolping Cristo Rei.

A 1ª Conferência foi realizada por força da Lei Municipal n. 1.942/2009, apresentada pelo Vereador Professor Paulinho, mas a lei não reflete o acúmulo de forças do movimento de mulheres em nosso muncípio, que defendeu junto a Prefeita Dra. Ruth um pacto de proporcionalidade de 60% de representantes da sociedade civil organizada e 40% de representantes do Poder Público, enquanto que a lei aprovada colocou a paridade.

A lei ainda pode e deve ser aprimorada, os nobres vereadores, poderiam ainda nessa legislatura providenciar emenda a lei, em emenda pactuada com o movimento das mulheres e a Federação das Associações Comunitárias de Itapevi.

A história de luta das mulheres é heroica, não poderiamos aqui em poucas palavras retratá-la, nem mesmo retratar todos os acontecimentos sobre a questão em nossa Itapevi.

Mas, não seríamos justos se não lembrássemos aqui, do 1º Seminário Pela Igualdade de Gênero, realizado em 2005, em uma parceria da UBM-União Brasileira de Mulheres, então capitaneada pela Professora Maria do Carmo de Oliveira Ros Hernandez e pactuada com o Poder Público, marco histórico de uma ação coletiva e organizada das mulheres de nossa terra, houve varias ações após o seminário, ações essas reflexo da organização da UBM, que foram feitas por valorosas companheiras e companheiros.

A UBM- União Brasileira de Mulheres em Itapevi é hoje Coordenada pela Lider Comunitária Nadir Chagas Ferreira, o reflexo do peso da organização da entidade está na nominata das eleitas para comporem a primera direção do Conselho Municipal da Mulher representando a sociedade civil organizada.

NOMINATA:

TITULARES-

1- Maria das Dores Moreira Pinto – Associação dos idosos de Itapevi.
2- Maria do Carmo de O. Ros Hernandez – Kolping Cardoso/UBM.
3- Maria Nadir Chagas Ferreira –Assoc Vitápolis/UBM.
4- Edina Candida Souza Costa – Assoc Jd. Rute/UBM.
5- Marinez Moraes Ferreira – LAIFS/UBM.
6- Benedita Moreli Franci (Ditinha) – APAE.
7- Pamela Regina da Silva – Assoc Jd. Alabama.
8- Angela – ASSOC Jardim Jurema.

SUPLENTES-

1- Marica Aparecida Souza Cabral -Assoc Pq. Suburbano/UBM.
2- Vera Lucia Soares dos Santos – Comunidade Santo Expedito.
3- Maria Rita Amaral – Kolping Cardoso/UBM
4- Tezinha Soares Jardim – Assoc. Idosos Itapevi/UBM.
5- Irmã Cristina – Comunidade Santa Paula Elisabete Cerioli
6- Ana Maria Santos Almeida (Doninha) -Assoc. Jd. Portela.
7- Margarete Zamandra - Lar Irmão José.
7- Vilma Pereira – APAE


A mesa de abertura da conferência foi composta pela Secretária da Promoção Social e Cidadania – Ruth Gianezzi; representando a UBM-Estadual a aguerrida militante Maria Luiza Mara; pela Prefeita Dra. Ruth; pela Juiza de Itapevi Dra. Vanessa V. Zappata, representando o Poder Judiciário; pelo Presidente da Câmara Municipal Vereador Teco e pela Vereadora Sônia Salvarani, que inclusive recebeu uma emocionante homenagem.

A discussão acalorada para democratizar o regimento eleitoral foi feita pelo Vice- presidente do Conselho da Cidade de Itapevi – CONCITA, Aparecido Donizetti Hernandez, representando a FACI- Federação das Associações Comunitárias de Itapevi e a sociedade civil organizada, tanto que nenhuma das propostas de alteração do regimento foi rejeitada.

Ficando a cargo das eventuais defesas outros companheiros e companheiras da UBM e o Presidente da FACI e Diretor de Desenvolvimento Urbano da FACESP- Luizinho da Comunidade.

Polêmicas sempre há na disputa de visões filosóficas, democráticas e praticas do controle do Estado sobre o povo e o controle do povo sobre o Estado; mas foi para poder ter direito a divercidade de opniões que derrubamos duas ditaduras em solo Pátrio.

VIVA a Democracia Participativa e VIVA a Constituição Cidadã de 1988.

Texto e fotos: Aparecido Donizetti Hernandez
















































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário: