segunda-feira, agosto 01, 2011

POETAS DEL MUNDO PELA CULTURA


POETAS DEL MUNDO LANÇA MANIFESTO
EM FAVOR DA CULTURA EM BONITO - MS





Poeta Delasnieve Daspet, Presidente da Associação Internacional Poetas del Mundo, lê o manifesto em apoio a ocupação na FUNARTE-SP e pela imedita aprovação das PEC 150 e 236.



MANIFESTO DE BONITO PELA CULTURA BRASILEIRA Nós – trabalhadores da cultura de Mato Grosso do Sul - estamos aqui hoje realizando a ocupação simbólica deste importante espaço - que é o Festival de Inverno de Bonito - para manifestar o nosso apoio ás reivindicações dos artistas que ocupam desde segunda-feira desta semana o prédio da FUNARTE - na capital de São Paulo. A ocupação – tanto a de São Paulo como a que realizamos neste momento - tem como objetivo concreto reivindicar para a cultura do nosso País - dos nossos estados e dos nossos municípios – a importância e a atenção que ela definitivamente merece. Nesse cenário queremos – dentro dos nossos direitos constitucionais de cidadãos – exigir com veemência dos nossos representantes políticos de todas as esferas do poder – o imediato apoio á votação das PECs (Proposta de Emenda à Constituição) 236 e 150, que tramitam há anos no Congresso Nacional. A PEC 236 prevê a inclusão da cultura como direito social - assim como a educação, a saúde, a moradia e o trabalho - entre outros. já a PEC 150 determina que 2% do orçamento da União sejam investidos na cultura - conforme orientação da ONU (Organização das Nações Unidas) no documento “Agenda 21 da Cultura”.

MAS NÃO É O QUE ACONTECE HOJE! O orçamento do Ministério da Cultura do Governo Federal – por exemplo - previsto para 2011 - que era de R$ 2,2 bilhões – ou seja, apenas 0,2% do total do orçamento, foi ainda mais drásticamente reduzido para R$ 800 milhões (0,06%). CHEGA!! Queremos a imediata votação das PECs 236 e 150!!Queremos a valorização real da cultura brasileira!!Lembrando a frase do diretor e dramaturgo Augusto Boal:"Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma." NA BUSCA DE UM NOVO TEMPO PARA A CULTURA, VAMOS Á LUTA!!

............................................................................//..........................................................................................

Sigamos o exemplo dado em Mato Grosso do Sul e tranformemos essa iniciativa em um grande movimento nacional em favor da cultura e das artes; sem um grande movimento as PEC 150 e 236 podem demorar 50 anos para ser efetivamente aprovadas.
Nós, que defendemos todos os movimentos culturais, temos a obrigação e o dever cívico de fazer com que o Congresso Nacional aprove verba perene para a cultura; e os entes federados, Estados e Municipios, também o façam, e que seja obrigatório aos Munícipios para receberem repasses da União e dos Estados terem organizada a Secretaria de Cultura.
É um direito e um dever de cidadania!




Aparecido Donizetti Hernandez
Cônsul Poetas Del Mundo - Itapevi

Tecnólogo em Gestão Pública
Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela UNINTER.
Pós graduando Especialização em Gestão Pública -
UTFPR/UAB-Itapevi













Nenhum comentário: