quinta-feira, junho 21, 2012

ACIDENTE EM OBRA DA COPA EM BRASÍLIA.


ICM
Internacional de Trabajadores
de la Construcción y la Madera
www.bwint.org






1 Junio 2012
Primeira morte de um trabalhador nas obra da Copa de 2014
As obras do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, foram paralisadas na segunda-feira, dia 11 de junho, após a morte de um operário durante o exercício de suas atividades. Em uma obra gerenciada pelo Consórcio Brasília, formado pelas empresas Andrade Gutierrez e Via Engenharia, o ajudante de carpinteiro, José Afonso de Oliveira Rodrigues, de 21 anos, caiu de uma laje de 50 metros de altura e não resistiu.

Apesar de este ser o primeiro acidente fatal na construção de estádios para a Copa 2014, já foram contabilizados pelos menos outros dois outros acidentes que resultaram em trabalhadores feridos: um no estádio do Maracanã e o outro no Mineirão. Além disso, já ocorreram cerca de 20 greves em estádios que estão sendo construídos ou reformados no país. De um modo geral, os trabalhadores demandavam melhores condições de trabalho e salários.

Infelizmente, ao acompanhar a preparação dos megaeventos esportivos em diversos países podemos notar que a falta de planejamento e de critérios sociais que sirvam como base à sua preparação e fiscalização tem prejudicado imensamente promoção do trabalho decente dos trabalhadores nestes países. Na Eurocopa foram 20 mortes, na África do Sul 2. No Brasil, o fenômeno parece estar se repetindo, onde a falta de diálogo entre a FIFA, CBF, empresas e trabalhadores tem se caracterizado como uma das marcas da Copa 2014.

Conheça a declaração da ICM sobre o acidente: http://brazil.bwint.org/?p=939


Noticia recebida por e-mail: wwww.hernandez.aparecidodonizetti@gmail.com – Enviado pela ICM.

Nenhum comentário: