terça-feira, novembro 07, 2006

ITAPEVI PROMOVE I ENCONTRO REGIONAL DE CONSELHOS.




Luiz Henrique (CMDCA); Vereador Sérgio Montanheiro; Secretária Ruth Gianezzi; Terezinha Tortoro (CMII);Olga Guiroga; Hernandez (CMII)e Edmundo Prado.






No último dia 26 de Outubro, a Cidade de Itapevi, foi palco do I Encontro Regional dos Conselhos, com a temática “Controle Popular, Papel dos Conselhos”, o evento organizado pelo Conselho Municipal do Idoso; teve apoio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e da Secretaria da Educação e Cultura participação de vários conselheiros da Região Oeste da Grande São Paulo. O objetivo do evento foi discutir em especial a importância e o papel da sociedade civil organizada na elaboração e fiscalização de políticas públicas e a importância de representação qualificada do poder público.
No entanto a grande participação de idosos e de conselheiros ligados ao movimento de defesa dos direitos da pessoa idosa, a temática central foi o “papel do idoso”.
O palestrante Edmundo Picasso Prado, destacou “Temos que envolver toda a população no intuito de criar uma base concreta de defesa dessa parcela da população”.
Dona Terezinha Tortoro, Presidente do Conselho Municipal do Idoso, salientou a questão econômica e defendeu uma união popular mais consistente, “O papel do idoso passa a ser ainda mais difícil quando ele deixa de gerar renda. E esse é um tema fundamental, pois sem dinheiro, nada se faz. É necessário que haja um esforço conjunto entre sindicatos e conselhos para tentar superar esse problema”.
O Presidente da Câmara Municipal Vereador Sérgio Montanheiro, prestigiou o evento, a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi, também esteve presente. Gianezzi falou dos diversos trabalhos que sua Secretaria vem desenvolvendo, e citou a denuncia recebida pelo Conselho do Idoso, sobre maus tratos e exploração de 3 idosos, que o Conselho, juntamente com técnicos da Assistência Social e Higiene e Saúde apuraram ser verdade, o que culminou na detenção do “Cuidador de Idosos” pela Polícia Civil e representação do Conselho junto ao Ministério Público.
Luiz Henrique, Presidente do Conselho da Criança e Adolescentes, destacou a importância do evento afirmando “Eu dou parabéns pela organização do evento, a discussão dessas questões contribui para melhorar a sociedade”.
O Conselheiro Aparecido Donizetti Hernandez, reforçou a questão da organização popular e a democracia participativa como uma conquista do movimento popular em sua historia e ressaltou a importância que o Governo Lula deu em seu primeiro mandato para a discussão coletiva de temáticas importantes, realizando Conferências Nacional em vários segmentos e de caráter deliberativo e ressaltou, “Mais importante do que as próprias Conferências é o respeito que esse governo vem dando ao movimento popular, quando acata e executa as deliberações, como exemplo o passe interestadual do idoso e o médico domiciliar”.
Olga Luiz Leon de Quiroga, convidada especial, fez uma breve exposição sobre a luta de moradia para o idoso.

Nenhum comentário: